Da cultura das mídias à cibercultura

28 ago

No texto “Da cultura das mídias à cibercultura” de Lúcia Santaella, retrata – se uma divisão das eras culturais em seis tipos: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital.

Essas divisões são os canais para que possa ocorrer a transmissão de informação.

Com o surgimento de uma nova era, a antiga nao se desfaz e aquela a utiliza para ter um aperfeiçoamento, entretanto, com o advento da tecnologia às vezes acaba ocorrendo a substituição de certas coisas como por exemplo o telégrafo, todavia, a tecnologia não acaba com as formações culturais que já existiam.

Começamos, com isso, a compreender melhor a “cultura das mídias” quando a cultura digital ou a cibercultura tiveram um certo destaque. Isso ocorreu foi quando começou a haver uma mistura entre meios e linguagens que produzem mensagens híbridas.Nessa mesma época, surgem aparelhos e dispositivos como fotocopiadoras, videocassetes, walktalks,entre outros. Há também o surgimento de videogames, filmes para serem alugados e tv a cabo, de maneira que surge uma certa oposicão entre consumo individualizado e consumo para a massa. São esses processos comunicativos que geram a cultura das mídias.

A cibercultura é o que estamos vivendo hoje em dia, quando por exemplo compramos um iphone não estamos comprando apenas um celular mais sim um aparelho que obtém uma certa convergencia de funções como web, gps, jogos, máquina fotográfica, e até obtém a função de baixar aplicativos.

Com isso, acreditamos que o que esta acontecendo no mundo contemporâneo é muito grave, pois as pessoas não se preocupam mais com aspectos importantes e apenas ficam vendo televisão ou estão na internet e telefone o dia inteiro, se tornando assim mais sedentárias e passivas a um mundo cada vez mais padronizado e hedonista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: